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9 Sinais de que um Carro Elétrico Está com a Bateria a Degradar-se

9 Sinais de que um Carro Elétrico Está com a Bateria a Degradar-se

A bateria é o coração de qualquer veículo elétrico (VE). Tal como a bateria de um telemóvel, a sua capacidade máxima diminui naturalmente ao longo do tempo e com a utilização — um processo conhecido como degradação. Embora todos os fabricantes ofereçam garantias (tipicamente 8 anos ou 160.000 km, com 70% de capacidade mínima), é útil para o proprietário saber reconhecer os sinais de que o "Estado de Saúde" (SOH - State of Health) está a diminuir mais rapidamente do que o esperado.

Conhecer estes sinais permite agir atempadamente, seja para alterar hábitos de carregamento, seja para acionar a garantia.


1. Sinais de Autonomia e Carregamento

1. Diminuição Acentuada da Autonomia

Este é o sinal mais óbvio. Se notar que a autonomia máxima projetada (exibida no painel após uma carga a 100%) diminuiu de forma significativa e permanente ao longo de algumas semanas ou meses, isso indica que a capacidade total de armazenamento da bateria (SOH) foi reduzida. É normal que a autonomia diminua ligeiramente no inverno, mas a degradação é uma perda estrutural permanente.

2. Maior Tempo de Carregamento para a Mesma Percentagem

Se o seu VE demora consistentemente mais tempo a atingir 80% ou 100% de carregamento do que demorava há um ano, pode ser um sinal de degradação. Embora o sistema de gestão da bateria (BMS) possa estar a abrandar a taxa de carregamento por motivos de segurança (temperatura), se isto for uma tendência constante, sugere que as células já não aceitam a corrente elétrica com a mesma eficiência.

3. Flutuação Inconsistente do SOH

O SOH (Estado de Saúde) deve diminuir gradualmente. Se a leitura do SOH saltar significativamente para cima e para baixo sem motivo aparente (após cargas rápidas ou longos períodos de inatividade), é um indicador de que o BMS está a ter dificuldades em calibrar a capacidade real das células.

4. Descarregamento Rápido em Repouso

Quando o carro está estacionado e desligado, o BMS continua a monitorizar a bateria, mas o consumo deve ser mínimo (exceto em situações de frio extremo). Se notar que a percentagem da bateria cai significativamente durante a noite ou ao fim de semana (por exemplo, mais de 2-3%), pode indicar uma resistência interna anormalmente elevada ou um problema de fuga de corrente nas células.


2. Sinais de Performance e Sistema

5. Redução Notável da Potência Máxima

O binário instantâneo é uma das maiores vantagens dos VE. Numa bateria degradada, o sistema de gestão de bateria (BMS) pode restringir a potência máxima para proteger as células mais fracas. Se sentir que o carro não acelera com a mesma força que antes (especialmente com a bateria abaixo dos 50%), a capacidade de descarga de pico da bateria pode estar comprometida.

6. Aquecimento Excessivo da Bateria

A gestão térmica é vital para a saúde da bateria. Se o sistema de arrefecimento do carro for ativado de forma muito mais frequente e ruidosa do que o normal, ou se o carro reportar que a temperatura da bateria está demasiado alta (mesmo sem carregamento rápido ou condução intensa), pode indicar que a resistência interna das células aumentou — um forte sinal de degradação.

7. Mensagens de Erro Persistentes no Painel

Embora as mensagens de erro possam ser causadas por muitos fatores, erros persistentes relacionados com o "Sistema de Bateria", "Avaria no BMS" ou "Restrição de Energia" são chamadas de alerta que requerem uma visita à oficina. Estes sinais são frequentemente desencadeados por leituras inconsistentes de voltagem ou temperatura entre os módulos da bateria.

8. Insucesso ou Lentidão no Carregamento Rápido DC

A degradação afeta as taxas de carregamento, especialmente em DC (corrente contínua) em carregadores rápidos. Se o carro começar a aceitar uma taxa de carregamento DC muito baixa (por exemplo, apenas 20 kW em vez dos habituais 100 kW) e essa lentidão se mantiver em diferentes carregadores, o BMS está a proteger a bateria degradada, limitando a energia para evitar sobreaquecimento.

9. Discrepâncias no Balanceamento das Células

Uma bateria é composta por milhares de células. O BMS trabalha para garantir que todas têm a mesma voltagem (balanceamento). Se as células começarem a ter uma discrepância de voltagem significativa entre si (o que é detetável com ferramentas de diagnóstico avançadas), isso significa que algumas células estão a degradar-se mais rápido, limitando a capacidade total do módulo mais fraco.


Conclusão

A degradação da bateria é inevitável, mas os sinais de degradação anormal não devem ser ignorados. Manter a bateria dentro da zona "ideal" (20% a 80% de carga diária) e evitar cargas rápidas excessivas são as melhores práticas de prevenção. Contudo, se detetar vários dos sinais listados, é aconselhável procurar um centro de assistência técnica especializado em VE para que possam verificar o SOH da bateria com ferramentas de diagnóstico avançadas.

 


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