Pesquisa avançada

Case Study HBK: A GreenMot desenvolve Sistemas Personalizados para Teste de Motores

Case Study HBK: A GreenMot desenvolve Sistemas Personalizados para Teste de Motores

HBK - Hottinger Brüel & Kjaer (França) - Quando a GreenMot iniciou suas atividades em outubro de 2010, ela não escolheu um mercado "confortável" nem um caminho simples. O mercado de teste de motores conta com um grande número de atores com líderes bem estabelecidos. Na época, esse mercado havia passado por várias crises, especialmente no setor automotivo. E a GreenMot não optou pelo caminho fácil para entrar nesse mercado; ela decidiu começar do zero, sem adquirir uma empresa existente e, portanto, teve que desenvolver sua carteira de clientes completa. Mas seu fundador e presidente, Stéphane Londos, possui vasta experiência e escolheu uma abordagem que permitiria à empresa se estabelecer rapidamente: ele concentrou-se em testes de precisão e, caso o sensor necessário não existisse, ele desenvolvia um sensor personalizado para adaptá-lo à estrutura a ser testada, e não o contrário.

Foi assim que a GreenMot utiliza seu sensor in-situ integrado diretamente no motor para medir o torque do motor testado. Esse sensor foi especificamente desenvolvido para se adaptar ao estresse mecânico e ambiental do motor. A HBK está no cerne dessa estratégia. Como parceira tecnológica desde o início, a HBK fornece toda a cadeia de instrumentação, para a maioria das aplicações da GreenMot. Ambas as empresas se beneficiam dessa parceria privilegiada: a GreenMot consegue se destacar de seus concorrentes, enquanto a HBK consolida seu know-how em aplicações de motores e utiliza sua experiência e conhecimento para desenvolver novos produtos.

Problema:

A GreenMot começou do zero como uma nova empresa no mercado de teste de motores em 2010. Esse mercado possui um grande número de atores com líderes bem estabelecidos e, na época, havia passado por várias crises. Sem adquirir uma empresa existente, a GreenMot teve que desenvolver sua carteira de clientes completa.

Solução:

A GreenMot concentrou-se em testes de precisão e, caso o sensor necessário não existisse, desenvolvia um sensor personalizado para medir o torque do motor a ser testado, a fim de adaptá-lo à estrutura a ser testada, e não o contrário. Como parceira da GreenMot desde o início, a HBM fornece toda a cadeia de instrumentação para a maioria das aplicações.

Resultado:

Com foco em precisão e repetibilidade, a GreenMot ajuda seus clientes a melhorar ainda mais o desempenho de seus produtos. Os benefícios a serem obtidos às vezes são marginais, mas ainda essenciais em um ambiente muito competitivo. Graças a essa estratégia, a GreenMot teve um rápido crescimento.

Testes em todas as formas:

A estratégia da GreenMot deu resultado, a empresa está crescendo rapidamente. Hoje, 8 anos após a fundação da empresa, 37 engenheiros e técnicos trabalham juntos para oferecer soluções personalizadas a seus clientes. Ao longo dos anos, a empresa expandiu gradualmente sua cobertura geográfica e agora exporta para a Alemanha, Itália, Áustria e Suíça (e indiretamente para o mundo todo). Devido às limitações de espaço de suas instalações originais, a empresa mudou-se para um espaço de 3500 m2 em Villefranche-sur-Saône, perto de Lyon, em 2014. Essa posição geográfica também distingue a GreenMot de seus concorrentes, a maioria dos quais está localizada em torno de Paris. A missão da GreenMot não mudou desde o início: teste de sistemas de propulsão (térmicos e elétricos) e sistemas de energia, especialmente para automóveis, veículos pesados, ferrovias e equipamentos industriais (sistemas de refrigeração, sistemas de geração de energia, etc.). Ao longo dos anos, essa estratégia provou estar correta, ampliando os limites e capacidades dos equipamentos analisados. É por isso que a GreenMot adquiriu uma célula de teste de alta potência para aplicações muito além do setor automotivo (veículos militares, ônibus, veículos de carga pesada, equipamentos agrícolas, máquinas de construção, etc.).

"Este equipamento de teste é único na Europa", comenta Sébastien Ferragne, engenheiro especializado em engenharia de teste, sensores, instrumentação e metodologia, pois combina equipamento de teste climático (de -46°C a +55°C) e equipamento mecânico de alta potência (600 kW).

A estratégia da empresa evoluiu de acordo com os anos. É por isso que agora existem dois campos distintos de atividade: testes com base nas especificações dos clientes, por um lado, e construção de equipamentos de teste, por outro. A GreenMot oferece testes completos para suas operações de teste. Essa abordagem começa com a especificação dos sensores, seguida pelo planejamento da campanha de teste e pós-tratamento de acordo com as necessidades do cliente. A duração do teste pode variar de um dia a vários meses, começando pela validação do condicionamento, ajuste do sistema de poluentes, até a análise completa de referência do veículo. Os testes geralmente são realizados nas instalações da GreenMot, mas em alguns casos, podem ser realizados no local do cliente. O segundo campo de atividade envolve o desenvolvimento e fornecimento de máquinas de teste e permite à GreenMot usar a experiência adquirida no primeiro campo para oferecer máquinas de teste de maior qualidade. Essas máquinas são desenvolvidas especificamente com base nas especificações do cliente, o departamento de P&D trabalha diretamente com eles. O denominador comum dessas duas atividades é a medição específica, mas a convergência vai muito além, diz Sébastien Ferragne: "Existem sinergias muito fortes entre essas duas atividades. As operações de teste nos ajudam a projetar novos equipamentos de teste, assim como o desenvolvimento de máquinas de teste nos ajuda a realizar os testes. Essas sinergias nos proporcionam alta dinâmica e nos permitem criar um valor agregado em comparação com nossos principais concorrentes, que não possuem essa dupla atividade de teste e produção de máquinas de teste."

Mais Info

Link da fonte

Links Interessantes:
Anuncia Bicicletas e outro tipo de produtos de Ciclismo no BikeMarket.pt
Tens um Jogo ou Consola para vender? Anuncia em GameMarket.pt
Compra Óculos, Jerseys, Calções, Casacos, Coletes de Ciclismo (e também artigos para Fitness, Neve e Lifestyle) aos melhores preços online! Basta usar o código de desconto BIKETODAY em todas as tuas compras na loja online Siroko em https://srko.co/biketoday
Gostarias de ter o teu Link aqui e visível em todos os Anúncios? Contacta-nos
Top