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A ŠKODA Motorsport Revelou o Seu Novo Modelo de Rali

A ŠKODA Motorsport Revelou o Seu Novo Modelo de Rali

Abram alas para o novo ŠKODA FABIA RS Rally2: a ŠKODA Motorsport desvenda o sucessor do FABIA Rally2 evo. O novo modelo para ralis de Mladá Boleslav baseia-se na quarta geração do ŠKODA FABIA prosseguindo a senda de sucessos alcançados pelo Rally2 nos últimos anos. A ŠKODA Motorsport desenvolveu um novo motor para o FABIA RS Rally2, evoluindo também o comportamento, a transmissão e a eletrónica, melhorando ainda os dispositivos de segurança para piloto e navegador. O novo FABIA RS Rally2 demonstrou as suas capacidades numa exigente bateria de testes em asfalto, terra e gelo, e também num amplo leque de condições meteorológicas, revelando-se preparado para conquistar futuras vitórias e títulos nas mãos das equipas privadas.

Michal Hrabánek, Diretor da ŠKODA Motorsport, diz: "Ficar como estamos significa andarmos para trás, e isto é especialmente verdade na competição automóvel. Por isso, no desenvolvimento do novo FABIA RS Rally2, aproveitámos a experiência conquistada com o modelo antecessor, otimizando cada detalhe. O objetivo foi o de melhorar aquele que já era o melhor carro de ralis do mundo. Orgulho-me de toda a equipa da ŠKODA Motorsport, que perseguiu este objetivo com uma inexcedível dedicação. E também agradeço aos nossos colegas que desenvolveram o Modelo de Série: a quarta geração do FABIA deu-nos a base perfeita para o FABIA RS Rally2."

O completamente novo ŠKODA FABIA RS Rally2 é um carro de ralis para a categoria Rally2, beneficiando da melhor aerodinâmica da classe e de uma extraordinária rigidez de base na carroçaria do modelo de produção corrente. Face ao bem-sucedido modelo antecessor, a equipa ŠKODA Motorsport otimizou especialmente a plataforma, bem como a eletrónica, a segurança e o comportamento. Os engenheiros também desenvolveram um novo motor de 1.6 litros turbo baseado no 2.0 TSI, da série de motores EA888, aplicado nas versões RS, entre outras. A nova pintura Motorsport da ŠKODA evidencia a proximidade com os modelos desportivos RS de série: a pintura Verde Mamba associa-a ao colorido do OCTAVIA RS e do ENYAQ COUPÉ RS iV.

Testes exigentes sob um amplo leque de condições meteorológicas:

Para a completa preparação do ŠKODA FABIA RS Rally2 para a ação nos troços de rali, a ŠKODA Motorsport sujeitou o recém-chegado modelo a extensos testes em asfalto, terra e gelo durante quase um ano. Os ensaios decorreram na República Checa, França, Itália, Alemanha, Bélgica e Espanha, bem como em condições extremas no norte da Finlândia desde o verão de 2021.

Em resumo: destaques técnicos do novo carro de ralis:

  • Carroçaria mais larga e maior distância entre eixos para uma melhor distribuição de massas
  • Sistema de travagem Motorsport com excecional potência de travagem e capacidade de arrefecimento
  • Suspensão resistente com componentes desenvolvidos para suportarem condições extremas
  • Rollbar construído com 35.8 metros de tubo em aço e depósito de combustível extremamente protegido

A ŠKODA Motorsport integrou no FABIA RS Rally2 um amplo leque de componentes otimizados para a utilização em ralis. Um sistema especial de travagem e um chassis cuidadosamente equilibrado garantem preciosos décimos de segundo nos troços. O rollbar, criado com o recurso a 35.8 metros de tubo de aço e com proteção especial do depósito de combustível, assegura um elevado nível de segurança a bordo. Adicionalmente, os sistemas eletrónicos e de controlo garantem ao piloto e ao navegador exatamente o que exigem no decurso de um rali.

Alguns componentes aplicados nos veículos de ralis diferem substancialmente dos seus equivalentes nos veículos de produção corrente. Em vez de terem até nove airbags e diversos sistemas eletrónicos de assistência, como os que encontramos no FABIA de produção, o novo ŠKODA FABIA RS Rally2 confia quase unicamente na mecânica em diversos aspetos. Também inclui componentes específicos, como o rollbar e um depósito de combustível especialmente protegido. Ao contrário do FABIA de produção corrente, a versão de rali apenas recorre a sensores na gestão do motor, para avaliar a pressão de travagem, a posição do volante e nível do combustível. Os sensores apenas fornecem informação e, em contraste com os do modelo de produção, não têm qualquer função de controlo. Apenas a unidade de controlo do motor tem a capacidade de utilizar os dados do sensor para otimizar o seu funcionamento em todos os modos de condução e mediante as variações meteorológicas.

Discos de travão do eixo dianteiro testados em terra e asfalto:

Num carro de ralis o sistema de travagem pode poupar décimas de segundo na corrida contrarrelógio. Quanto mais forte a capacidade de desaceleração, mais tarde podem os pilotos travar para a curva. Nas travagens mais fortes, os discos de travão podem chegar facilmente a temperaturas de 700 graus Celsius. Para se assegurar um arrefecimento eficiente, os discos de travão do FABIA RS Rally2 são internamente ventilados, havendo sistemas de arrefecimento de travagem otimizados para troços de terra e asfalto. Os discos de travão para asfalto têm 355 milímetros de diâmetro à frente e 300 milímetros atrás, obrigando a jantes de 18 polegadas nas dimensões 8×18. Os travões usados em troços de terra medem 300 milímetros tanto no eixo dianteiro como traseiro. Neste caso, são usadas jantes de 15 polegadas nas medidas 7×15.

Depósito especial para gasolina 100% sustentável ou combustível fóssil de competição:

O FABIA RS Rally2 tem um depósito de combustível especial com borracha resistente a impactos em consonância com os regulamentos da FIA - Federação Internacional do Automóvel. Tem uma capacidade de 82.5 litros. A inclusão de uma espuma especial previne a fuga de combustível. A proteção adicional é assegurada pelo revestimento em material compósito de Carbono/Kevlar com uma camada absorvente no interior. Durante a época de 2022, o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA utilizará gasolina 100% sustentável. É formulada com matérias brutas modernas e componentes renováveis de elevada pureza. Os biocombustíveis derivam de desperdícios biológicos e combustíveis ecológicos sintéticos. São produzidos com a utilização de energias renováveis que alimentam a eletrólise de hidrogénio 'verde' com CO2, que é extraído do ar e de processos industriais. A gasolina 100% renovável é depois formulada em laboratório sem recurso a quaisquer combustíveis de origem fóssil.

35.8 metros de tubo de aço a proteger a equipa:

Os engenheiros da ŠKODA Motorsport desenvolveram um rollbar para o novo FABIA RS Rally2 com um total de 35.8 metros de tubo de aço cromo-molibdénio de elevada resistência que é soldado ao chassis durante o fabrico da carroçaria. São depois montados os painéis laterais e o tejadilho. Este processo garante uma maior precisão na construção, bem como um melhor ajuste e ligação à carroçaria.

Chassis especial para ralis e maior longevidade dos componentes:

O chassis do FABIA RS Rally2 também foi também projetado para suportar as exigências de competição em ralis. Em comparação com o anterior modelo, o curso da suspensão é mais amplo e a estrutura MacPherson é mais rígida. Adicionalmente, a fricção dos amortecedores foi reduzida. A maior distância entre eixos permitiu o desenvolvimento de uma nova suspensão. O renovado desenho do diferencial, a mudança nas características da transmissão e a durabilidade de diversos componentes também foram otimizados.

Operacionalidade facilitada através do touchpad e do volante com botões:

O ecrã principal do FABIA RS Rally2 é maior, consegue passar informação vídeo e permite uma utilização intuitiva durante o rali. No interior, há ainda um novo painel tátil central de controlo com intercomunicadores integrados. O piloto pode aceder a inúmeras funções diretamente através dos botões no volante; incluindo o comando "engine start", que também está integrado no volante e que pode ser fácil e rapidamente acionado no caso, por exemplo, do motor "ir abaixo" depois de um pião.

Melhor distribuição de massas graças a uma carroçaria mais larga e a uma maior distância entre eixos:

O chassis, que serve de base à atual geração do ŠKODA FABIA de produção corrente, permitiu que os engenheiros otimizassem as características do carro de ralis. O FABIA RS Rally2 beneficia da maior distância entre eixos da quarta geração do FABIA, tornando o veículo mais silencioso, mas também mais estável de traseira. Comparado com o ŠKODA FABIA Rally2, o depósito de combustível foi reposicionado e a disponibilidade de um espaço mais amplo no compartimento do motor permitiu a adoção de um intercooler maior. 

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