BMW Group Testa Camiões a Hidrogénio na Logística: Acelerando o Futuro do Transporte Pesado Sem Emissões
BMW Group Testa Camiões a Hidrogénio na Logística: Acelerando o Futuro do Transporte Pesado Sem Emissões
O BMW Group está a dar um passo decisivo para o futuro do transporte pesado sem emissões, com o início das operações piloto dos primeiros camiões a hidrogénio na sua fábrica em Leipzig, no âmbito do projeto H2Haul. Demonstrando, uma vez mais, a sua abertura para diferentes tecnologias — também na logística —, a participação do BMW Group neste projeto faz parte de uma estratégia mais abrangente de hidrogénio que conecta o transporte, a produção e os produtos da marca.
Um marco no transporte pesado sem emissões
O BMW Group está a dar o próximo passo rumo a uma logística de transportes mais sustentável: dois camiões a célula de combustível, totalmente livres de emissões locais, entram agora em operações piloto. Estes camiões fazem parte do projeto europeu H2Haul, que apoia o transporte de mercadorias movido a hidrogénio, e irão percorrer as rotas entre Leipzig, Landsberg e Nuremberga para avaliar o desempenho da sua tecnologia de propulsão em operações diárias. Além disso, estão a ser construídas modernas estações de abastecimento de hidrogénio em Leipzig e Hormersdorf (nordeste de Nuremberga), que garantirão o reabastecimento rápido necessário para o sucesso das operações dos camiões. O projeto está a ser realizado pelo BMW Group em parceria com a Iveco, DHL e TEAL Mobility.
"A escolha do transporte certo é fundamental na logística global, assim como em outros setores, para mantermos o nosso foco no futuro e a eficiência no nosso trabalho. A logística de transportes é, portanto, mais uma área que reflete a abordagem aberta do BMW Group às tecnologias. Pela primeira vez, camiões a hidrogénio irão apoiar a produção em série na fabricação de automóveis na Alemanha. Estamos a trabalhar neste projeto há vários anos e estamos a lançar esta frota piloto em colaboração com os nossos parceiros. Este é um marco importante, pois nos permitirá ganhar experiência sobre como estes camiões funcionam nas operações em série e ajudar-nos-á a continuar a melhorar esta tecnologia crucial", afirmou Michael Nikolaides, responsável pela Rede de Produção e Logística do BMW Group.
H2Haul: dois dos 16 camiões subsidiados já em operação na logística do BMW Group
O projeto H2Haul analisa o desempenho dos camiões movidos a células de combustível de hidrogénio em condução real e o que podem contribuir para o transporte pesado sem combustíveis fósseis. No total, 16 veículos estão envolvidos, subsidiados pela Clean Hydrogen Partnership, e operando por toda a Europa. Desses, dois camiões Iveco S-eWay Fuel Cell estão já a circular nas operações logísticas do BMW Group. Os resultados deste projeto piloto deverão ajudar a melhorar a tecnologia e a prepará-la para o mercado. Adicionando valor aos camiões elétricos já em operação, os veículos a hidrogénio oferecem reabastecimentos rápidos e uma autonomia significativa. São também flexíveis no uso, pois são independentes da infraestrutura de carregamento ou do desenvolvimento da rede elétrica.
Uma estratégia clara para a logística sem emissões no BMW Group
A participação do BMW Group no projeto H2Haul é uma peça chave na sua Estratégia de Redução de Emissões na Logística. O objetivo é alcançar uma logística de transporte sem emissões, com uma equipa dedicada a desenvolver medidas para reduzir o CO₂ no transporte rodoviário, ferroviário e marítimo do BMW Group em todo o mundo. As tecnologias de propulsão que recebam uma avaliação positiva são avançadas para projetos piloto e novos conceitos de fábricas, cujos dados de emissões são sistematicamente registados para permitir um relatório preciso de CO₂.
Células de combustível e motores de combustão em comparação
A tecnologia das células de combustível não é a única que o BMW Group está a testar: a marca também participa no projeto HyCET (Hydrogen Combustion Engine Trucks). No futuro, dois camiões de 40 toneladas e um de 18 toneladas movidos a motores de combustão de hidrogénio irão juntar-se à sua frota de logística. Financiado pelo Ministério Federal Alemão para a Digitalização e Transportes (BMDV), o projeto HyCET está a ser implementado pelo BMW Group em parceria com a DHL, Volvo Trucks, Deutz, KEYOU e TotalEnergies.
Ao testar simultaneamente as células de combustível e os motores de combustão a hidrogénio, o BMW Group mantém-se fiel à sua abordagem aberta às tecnologias — também na logística. Embora as células de combustível sejam mais eficientes, os motores de combustão são mais baratos de produzir, pois funcionam essencialmente com o mesmo princípio testado de um motor a diesel. A regulamentação da União Europeia classifica ambas as tecnologias de hidrogénio como zero emissões, e na estrada estão a ser testadas nas mesmas rotas e a abastecer nas mesmas estações de reabastecimento. O objetivo é determinar o melhor caso de uso para cada tecnologia na logística do BMW Group.
Hidrogénio como motor da logística na fábrica
O transporte pesado não é a única área onde o BMW Group usa o hidrogénio: também o utiliza nas suas próprias fábricas. A fábrica de Leipzig é considerada pioneira neste sentido, sendo o local da primeira estação de reabastecimento de hidrogénio interior na Alemanha desde 2013. Atualmente, a fábrica opera cinco dessas estações, além de uma das maiores frotas de empilhadores e trens de reboque movidos a célula de combustível na Europa. A mais recente estação de reabastecimento oferece até reabastecimento totalmente automatizado — mais uma novidade!
Queimadores de hidrogénio flexíveis para pintura mais limpa
Soluções inovadoras também são uma característica na produção, onde o BMW Group é o primeiro fabricante de automóveis no mundo a implementar um novo tipo de queimador, já em operação na fábrica de Leipzig. O novo sistema bivalente pode ser alimentado tanto por gás quanto por hidrogénio, e atualmente existem cinco desses queimadores em operação na pintura de tetos contrastantes do MINI Countryman. Outros queimadores estão atualmente a ser convertidos para hidrogénio, com o objetivo de eliminar completamente o uso de gás e reduzir ainda mais as emissões de CO₂. "A nossa visão na fábrica de Leipzig é descarbonizar amplamente a produção. Podemos alcançar isso, em parte, substituindo os combustíveis fósseis por hidrogénio", explica Petra Peterhänsel, diretora da fábrica do BMW Group em Leipzig, ao falar sobre a direção futura da fábrica.
Primeiro BMW a hidrogénio em produção em 2028
Para além da logística e produção, o hidrogénio também desempenha um papel importante no desenvolvimento de veículos. Após os testes bem-sucedidos numa frota piloto, o BMW iX5 Hydrogen está prestes a dar o próximo passo no seu desenvolvimento, com um modelo existente previsto para lançamento como veículo de célula de combustível (FCEV) em 2028. Complementando o portfólio de veículos elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e a combustão (ICE), o modelo a hidrogénio oferecerá mais uma solução para a eletrificação e mais uma opção de condução sem emissões locais para os clientes do BMW Group.
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