Pesquisa avançada

Campeonatos do Mundo de Snow Bike da UCI: Such e Thévenard conquistam o ouro

Campeonatos do Mundo de Snow Bike da UCI: Such e Thévenard conquistam o ouro

UCI (França) - Comunicado de imprensa: Os ciclistas franceses fazem história no primeiro dia dos Campeonatos do Mundo de Snow Bike da UCI em Châtel, França, com Morgane Such e Pierre Thévenard a conquistarem as primeiras camisolas arco-íris nesta nova disciplina.

O primeiro dia da primeira edição dos Campeonatos do Mundo de Snow Bike da UCI em Châtel, Haute-Savoie, revelou-se um evento memorável para a nação anfitriã, já que os franceses Morgane Such e Pierre Thévenard ganharam o ouro nas corridas de Super-G.

A corrida de Super-G teve lugar numa única descida da pista L'Aity seguida pelo Stade Linga, num total de 1.957m e um desnível vertical de 600m, cada ciclista partindo com um intervalo mínimo de 40 segundos.

Morgane Such reivindica a primeira camisola arco-íris:

As mulheres foram as primeiras, com a ex-Campeã do Mundo de Downhill em Mountain Bike da UCI Morgane Charre (FRA) a estabelecer o tempo de referência de 2:23.70. Com campos de treino nas íngremes pistas alpinas de La Clusaz nos Alpes franceses - a cerca de 100km de Châtel - ela era uma das favoritas. Mas a sua liderança foi curta, já que Veronika Widmann (ITA), cinco vezes campeã nacional italiana de downhill em bicicleta de montanha, registou 2:18.17. Seria isso suficiente para o ouro?

Não por muito tempo, já que Morgane Such da França desceu as encostas, batendo o tempo de Widmann por 2:22 segundos (2:15.95). Such terminou em segundo lugar em Châtel no Enduro Open Racing em setembro passado e mostrou mais uma vez o quanto gosta de correr nesta parte da França.

Outra favorita era Sabrina Jonnier da França, com dois títulos de Campeã do Mundo da UCI no currículo, mas ela não conseguiu chegar ao pódio, já que a última concorrente, a suíça Lisa Baumann, ultrapassou Charre e levou a medalha de bronze com um tempo de 2:18.87 (2.92).

Such reclamou o primeiro título de Campeonato do Mundo de Snow Bike da UCI, seguida de Widmann em segundo lugar e Baumann em terceiro.

"Foi uma decisão de última hora correr e a primeira vez que corri com a camisola francesa, por isso estou muito feliz," disse Such após a corrida. "É difícil acreditar que sou uma Campeã do Mundo da UCI, mas adoro isto!"

Domínio francês no pódio masculino:

No Super-G masculino, 46 ciclistas estavam na linha de partida, com Benjamin Moore da Grã-Bretanha a partir em primeiro. Léo Abella da França, quarto ciclista, assumiu a liderança com 2:06.05. O jovem de 19 anos mostrou a coragem da juventude ao estabelecer uma clara liderança, mostrando a forma que lhe valeu um bronze em downhill de mountain bike na categoria Júnior nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo da UCI 2023 em Glasgow, Escócia.

Danny Hart, duas vezes Campeão do Mundo de Downhill em Mountain Bike da UCI (GBR), foi o primeiro ciclista a terminar em menos de dois minutos com 1:57.17, quase 9 segundos à frente de Abella. Foi um grande esforço por parte do jovem de 32 anos. Mas não foi suficiente para o ouro, já que Pierre Thévenard da França, que detém o recorde de velocidade em snow bike de 165.9km/h, registrou um tempo de 1:47.52, quase 10 segundos à frente de Hart. Thévenard, que vive em Châtel, usou o seu conhecimento local e repetiu a forma que o viu ganhar os Campeonatos Nacionais de Snow Bike em Les Gets no fim de semana passado.

Thomas de Litta da França depois chegou em terceiro lugar, mas foi afastado do pódio por Vincent Tupin (FRA), que ficou em segundo lugar. O próximo ciclista, Dylan Levesque, registou o terceiro tempo mais rápido do dia.

Incrivelmente, Henry Kerr da Irlanda parecia ter negado o ouro a Thévenard quando registrou o tempo mais rápido nos dois pontos de controlo intermédios, mas perdeu tempo durante os troços finais para terminar em segundo lugar, a 0.97 segundos do francês. E assim o pódio ficou confirmado, com Thévenard a ganhar o ouro, Kerr a prata e Tupin o bronze.

"Estou tão feliz e não consigo acreditar," comentou Thévenard encantado. "É um dia tão louco. Foi uma corrida muito rápida e muito técnica, especialmente a secção do meio, que era muito íngreme com grandes curvas. Mas adorei e adoro o snow biking. É como andar rápido sobre lama muito compacta!"

Amanhã terão lugar as corridas de slalom paralelo dos Campeonatos do Mundo de Snow Bike da UCI 2024. Este emocionante formato terá lugar na pista de Linga, com uma distância de 510m e um desnível de 155m. A competição compreende uma série de corridas de eliminação onde dois ciclistas irão enfrentar-se em duas pistas de slalom paralelo, lutando entre si em duas mangas onde mudarão de pista para a segunda manga.

Os ciclistas com o tempo combinado mais rápido avançarão para a próxima ronda da competição até à final. A ação começa às 09:00 CET.

Mais Info

Link da fonte

Links Interessantes:
Anuncia Bicicletas e outro tipo de produtos de Ciclismo no BikeMarket.pt
Tens um Jogo ou Consola para vender? Anuncia em GameMarket.pt
Compra Óculos, Jerseys, Calções, Casacos, Coletes de Ciclismo (e também artigos para Fitness, Neve e Lifestyle) aos melhores preços online! Basta usar o código de desconto BIKETODAY em todas as tuas compras na loja online Siroko em https://srko.co/biketoday
Gostarias de ter o teu Link aqui e visível em todos os Anúncios? Contacta-nos
Top