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Cargill e a tecnologia revolucionária de vento da BAR Technologies partem para o mar, traçando um novo caminho de baixo carbono para a indústria marítima

Cargill e a tecnologia revolucionária de vento da BAR Technologies partem para o mar, traçando um novo caminho de baixo carbono para a indústria marítima

[Comunicado de Imprensa]: Uma colaboração entre a Cargill, a BAR Technologies, a Mitsubishi Corporation e a Yara Marine Technologies tem o potencial de descarbonizar os navios de carga em até 30 por cento.

A inovação revolucionária da Cargill e da BAR Technologies, as WindWings da BAR Tech by Yara Marine, partem para as águas abertas, testando uma nova tecnologia que trará propulsão eólica de ponta para a navegação comercial pela primeira vez.

O navio Pyxis Ocean da Mitsubishi Corporation, fretado pela Cargill, é o primeiro navio a ser equipado com dois WindWings, que são grandes velas medindo até 37,5 metros de altura, que podem ser instaladas no convés de navios de carga para aproveitar o poder do vento. Produzidas pelo parceiro de industrialização Yara Marine Technologies, espera-se que elas gerem uma economia média de combustível de até 30 por cento em navios de construção nova, o que poderia ser ainda maior se usadas em combinação com combustíveis alternativos. A instalação das asas ocorreu no estaleiro COSCO na China, e o Pyxis Ocean agora está na água, realizando sua viagem inaugural.

"A indústria marítima está em um processo de descarbonização - não é fácil, mas é emocionante", disse Jan Dieleman, Presidente do negócio de transporte oceânico da Cargill. "Na Cargill, temos a responsabilidade de pioneirar soluções de descarbonização em todas as nossas cadeias de abastecimento para atender às necessidades dos nossos clientes e do planeta. Uma tecnologia como a WindWings não surge sem riscos, e como líderes da indústria - em parceria com a visionária Mitsubishi Corporation - não temos medo de investir, assumir esses riscos e ser transparentes com o nosso aprendizado para ajudar nossos parceiros na transição marítima para um futuro mais sustentável."

A instalação demonstra uma mudança significativa nas atitudes em relação às tecnologias que podem viabilizar uma transição energética para os navios existentes. O projeto WindWings, que recebe financiamento da União Europeia como parte da iniciativa CHEK Horizon 2020, pode ajudar a indústria a atingir essas metas, oferecendo uma solução de retrofit capaz de descarbonizar navios existentes, o que é especialmente relevante, considerando que 55 por cento da frota mundial de graneleiros tem até nove anos de idade.

O desempenho das WindWings será monitorado de perto nos próximos meses para aprimorar ainda mais o design, operação e desempenho, com o objetivo de que o Pyxis Ocean seja usado para informar a ampliação e adoção não apenas na frota da Cargill, mas em toda a indústria. A BAR Technologies e a Yara Marine Technologies já estão planejando construir centenas de asas nos próximos quatro anos, e a BAR Technologies também está pesquisando novas construções com formas de casco hidrodinâmicas melhoradas.

"Se o transporte marítimo internacional pretende alcançar sua ambição de reduzir as emissões de CO2, então a inovação deve se destacar. O vento é um combustível quase sem custo marginal, e a oportunidade de reduzir as emissões, juntamente com ganhos significativos na eficiência dos custos operacionais dos navios, é substancial. Hoje é o culminar de anos de pesquisa pioneira, onde investimos em nossa tecnologia de velas únicas e buscamos um parceiro de industrialização habilidoso na Yara Marine Technologies, a fim de proporcionar aos proprietários e operadores de navios a oportunidade de realizar essas eficiências", disse John Cooper, CEO da BAR Technologies.

Mais sobre o Projeto WindWing:

  • O projeto WindWing faz parte de um projeto que recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia, sob o acordo de concessão No 955286.
  • Ao aproveitar o poder do vento, as WindWings podem ajudar os proprietários de navios a cumprir as novas regras CII. Como a energia eólica não apenas não emite emissões, mas também é não esgotável e altamente previsível, ela oferece ganhos significativos na eficiência dos custos operacionais dos navios.
  • Em uma rota global média, as WindWings podem economizar 1,5 toneladas de combustível por WindWing por dia - com a possibilidade de economizar mais em rotas transoceânicas. Isso pode se traduzir em proprietários de navios economizando óleo combustível pesado (HFO) a cerca de $800 por tonelada, o que se tornará ainda mais importante quando se economizar em relação aos futuros combustíveis, que certamente custarão muito mais.

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