Como Incrementar a Autonomia de um Automóvel Elétrico Mudando Apenas o Estilo de Condução?
Como Incrementar a Autonomia de um Automóvel Elétrico Mudando Apenas o Estilo de Condução?
Sabia que alterando o seu estilo de condução e adotando um conjunto de boas práticas consegue aumentar, de forma significativa, a autonomia do seu automóvel elétrico? Siga os conselhos da Renault, a marca pioneira deste tipo de tecnologia.
Ao adotar um estilo de condução mais ecológico (eco-driving), consegue reduzir a quantidade de energia despendida na deslocação, aumenta a autonomia do seu automóvel elétrico, previne o desgaste prematuro dos componentes e tira pleno partido do proverbial conforto de utilização que associamos aos elétricos da Renault.
Mas o que é afinal uma condução ecológica?
Na verdade, este conceito resulta de um conjunto de boas práticas que permite reduzir, de forma evidente, o consumo do seu automóvel elétrico, potenciado a energia armazenada nas baterias e, consequentemente, aumentando a autonomia potencial do mesmo. Embora a maioria destas práticas dependam do estilo de condução de quem se senta ao volante, o peso transportado e até a pressão dos pneus podem afetar a forma como o seu elétrico “gasta” a energia.
As regras básicas:
Conduzir um automóvel elétrico é uma experiência singular que resulta bastante diferente da utilização de um convencional veículo com motor de combustão. No entanto, a eterna questão da economia de “combustível” permanece inalterada. Aqui ficam as regras a observar (e a seguir diariamente) para adotar uma condução ecológica (eco driving).
Conduzir de forma suave:
Provavelmente já se deixou render às vantagens de ter um automóvel elétrico. Se assim for, está na altura de adotar o estilo de condução mais descontraído e sereno a que este convida. Se for esse o seu caso, altere a postura na estrada e evite as acelerações mais intempestivas, as travagens agressivas, as manobras bruscas. Isto pode parecer apenas uma questão de bom senso, mas a fluidez na condução é um dos segredos para tirar maior partido de um automóvel elétrico. Acelere progressivamente e meça bem as travagens. Aprenda a antecipar as reações e a prever o restante tráfego. Evite desperdiçar energia e aproveite todas as situações para tirar pleno partido da evoluída travagem regenerativa do seu elétrico da Renault. Sempre que tira o pé do acelerador ou pisa suavemente o travão, a energia cinética resultante da desaceleração é reaproveitada pelo sistema integrado de gestão para recarregar a bateria.
Pense que na condução de um automóvel elétrico a palavra chave é a “antecipação”:
Para mais facilmente se adaptar a uma nova realidade, terá sempre o “incentivo” da paz e sossego que um elétrico proporciona, sublimados pela ausência de ruídos e vibrações, mas também da função ECO Mode do seu Renault que permite ganhar até mais 10% na autonomia, otimizando a resposta à aceleração e desaceleração e o funcionamento de sistemas como o cruise-control. Este modo ECO é perfeito em ambiente urbano, quando a velocidade média raramente supera os 30 km/h e que pode descer para os 15 km/h em situações de tráfego mais intenso.
Use o ar condicionado com inteligência:
Sentir-se aconchegado no inverno e fresco no verão sabe sempre bem, mas há um preço e a pagar e o dispêndio de energia pode ser significativo, especialmente se for daqueles utilizadores que gosta de um fluxo de ar muito intenso. Uma utilização inteligente do aquecimento integrado ou do sistema de ar condicionado poupará muita carga à bateria e, consequentemente, permitirá acrescentar autonomia ao seu Renault elétrico. A estratégia a seguir é simples: quando o seu automóvel elétrico está ligado à corrente, a energia é proveniente da rede e não “roubada” diretamente às baterias e a ideia é habituar-se a pré-selecionar a temperatura pretendida antes de sair do automóvel e de o deixar à carga. Desse modo, quando voltar a utilizar o automóvel, este estará próximo da temperatura pretendida e gastará muito menos energia para a atingir ou até manter.
Mais uma vez, o modo ECO é um “parceiro” valioso quando pretende ajustar a temperatura interior já em andamento, otimizando o sistema de ar condicionado para encontrar o equilíbrio perfeito entre conforto e consumo de energia.
Mantenha o seu elétrico o mais leve possível:
Esta é uma “atitude” muito típica: atafulhar o automóvel com objetos que, julgamos nós, mais cedo ou mais tarde podemos vir a precisar. Mas se pensar que quanto mais pesado está o automóvel, mais energia irá gastar para vencer a inércia inicial e manter a progressão, talvez pense duas vezes em encher o porta-bagagens de tralha que irá carregar diariamente. Lembre-se de “limpar” o seu automóvel de objetos desnecessários. Aproveite a ocasião para remover também as malas de tejadilho e as barras que utilizou nas férias passadas. Estas não só aumentam o peso como prejudicam a aerodinâmica, levando a maiores gastos de energia.
Verifique regularmente a pressão dos pneus:
Além de ser uma questão de segurança, a manutenção de uma pressão de pneus adequada também leva a gastos desnecessários de energia. Se tiver pressão a menos, além de acelerar o desgaste dos pneus e de esta suceder de forma não uniforme, irá aumentar o atrito e, por consequência, os consumos. Tente medir a pressão dos pneus com alguma regularidade e, de preferência com a borracha fria, mantendo sempre os valores recomendados pelo construtor. Pôr um pouco de pressão a mais (sem exageros e dependendo das circunstâncias) pode ser vantajoso se estiver a medir com os pneus quentes ou se fizer uma viagem de autoestrada com mais de 2 horas de duração (+0,3 bar). Mas o mais importante a reter é mesmo que deve verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês.
Prepare a viagem e escolha o itinerário:
Como seria de esperar, o objetivo é evitar os congestionamentos e tornar as deslocações o mais rápidas e curtas possíveis. Antes de sair de casa, habitue-se a pesquisar online as melhores alternativas de rota, avaliando o tempo estimado de viagem e as condições de tráfego. Hoje em dia, este planeamento é muito simplificado por aplicações móveis como o MY Renault que permite gerir o itinerário de acordo com a carga da bateria, os pontos de carregamento ao longo do percurso, a distância e o tempo de viagem, incluindo as paragens para carregamento se este for necessário.
Já em andamento, conheça ou não o percurso, o sistema de navegação (GPS) e as aplicações móveis são muito úteis para evitar as filas de trânsito ou atrasos de qualquer espécie (trabalhos na via, acidentes, etc…). O evoluído sistema de navegação Renault EASY LINK, com ligação à net, está sempre presente para o “guiar” e para lhe dar conta, em tempo real, dos postos de carregamento nas redondezas. Além disso, ao mantê-lo a par dos “passos” seguintes, permite-lhe antecipar algumas ações e conduzir de acordo com as mesmas. A solução ideal para tornar a condução ainda mais serena e confortável e otimizar as capacidades de regeneração. Finalmente, tente sair um pouco mais cedo, evitando os atrasos, diminuindo o stress associado e adotando uma condução mais fluida e menos “agressiva”.
5 conselhos para uma condução mais ecológica:
Trate o acelerador com suavidade:
Graças a uma entrega instantânea de binário, os automóveis elétricos oferecem uma resposta muito mais célere ao acelerador. Tratar o pedal da direita com suavidade é tudo o que precisa para garantir uma condução fluida e, ainda assim, as rápidas retomas de velocidade ou um arranque mais vigoroso.
Antecipe a travagem regenerativa:
Os automóveis elétricos podem tirar partido dos sistemas de travagem regenerativa para aumentarem a carga nas baterias e, consequentemente, a autonomia. Alguns modelos ainda permitem variar essa capacidade de regeneração de energia. A possibilidade de escolher o modo “B” (Brake) no comando da “caixa” permite aumentar o efeito de travagem/motor. Para tirar pleno partido desta capacidade, tente reduzir a utilização do pedal de travão e “aprenda” a diminuir a velocidade antecipando o restante fluxo de tráfego, observando a via e tirando o pé do acelerador no momento certo.
Respeite os outros:
Uma condução suave também exige que respeite os outros, não conduzindo em cima do veículo da frente, não entrar em despiques inúteis, evitando mudanças bruscas de velocidade, etc… Além de ser mais agradável para todos (passageiros e restantes utentes das vias), este estilo de condução diminui efetivamente o dispêndio desnecessário de energia e melhora a fluidez do trânsito.
Tire partido do modo ECO:
Muitos automóveis elétricos possuem um modo de condução ECO que torna a resposta ao acelerador menos vigorosa e incrementa o efeito da travagem regenerativa.
Tente gerir melhor o seu tempo:
Tenha sempre consciência do tempo que demora a sua deslocação para evitar atrasos que potenciam uma condução mais nervosa e menos eficiente do ponto de vista energético. Tire partido do sistema de navegação e da função de planeamento de viagens integrada no Renault EASY CONNECT, o que permite, entre outras coisas, identificar as estações de carregamento nas redondezas e calcular o tempo de viagem de acordo com a carga de bateria e a autonomia estimada.
Anuncia Bicicletas e outro tipo de produtos de Ciclismo no BikeMarket.pt
Tens um Jogo ou Consola para vender? Anuncia em GameMarket.pt
Compra Óculos, Jerseys, Calções, Casacos, Coletes de Ciclismo (e também artigos para Fitness, Neve e Lifestyle) aos melhores preços online! Basta usar o código de desconto BIKETODAY em todas as tuas compras na loja online Siroko em https://srko.co/biketoday
Gostarias de ter o teu Link aqui e visível em todos os Anúncios? Contacta-nos






































