Pesquisa avançada

Estudo de Caso MAN Truck & Bus: os eTrucks MAN fazem cerca de metade do ruído dos camiões a diesel comparáveis

Estudo de Caso MAN Truck & Bus: os eTrucks MAN fazem cerca de metade do ruído dos camiões a diesel comparáveis

MAN Truck & Bus (Alemanha) - Valores fiáveis e independentes sobre emissões de ruído durante entregas de camiões em áreas urbanas.

A MAN Truck & Bus está a participar no "Estudo de Mobilidade sobre Logística de Baixo Ruído" conduzido pelo Instituto Fraunhofer para Fluxo de Materiais e Logística IML e patrocinado pelo Ministério do Ambiente, Proteção da Natureza e Transportes do Estado da Renânia do Norte-Vestefália. O objetivo é desenvolver padrões para medir as emissões de ruído durante operações de entrega. A MAN participou das medições do mundo real com veículos selecionados, utilizando um veículo pré-produção do novo MAN eTruck, que será entregue aos clientes pela primeira vez em 2024. O resultado: os camiões elétricos são percecionados - especialmente a baixas velocidades - como apenas cerca de metade do ruído dos camiões a diesel comparáveis.

"Com base nas medições, o nível do eTruck é cerca de 6 dB inferior ao passar a 20 km/h. Se tivermos em conta que o camião a diesel medido aqui é cerca de 5 dB mais silencioso a 20 km/h do que a abordagem típica da literatura, a diferença entre o eTruck e a abordagem da literatura aumenta para 11 dB. O eTruck é, portanto, cerca de metade tão ruidoso quanto um camião diesel clássico em termos de impressão auditiva. Para a abordagem acelerada, houve uma diferença de nível ainda maior entre os dois camiões, de 12 dB", explica Michael Wirtz, gestor de projeto das medições na Peutz Consult GmbH. Para classificar ainda melhor o desenvolvimento de ruído do MAN eTruck, Wirtz faz uma comparação com automóveis convencionais: "Com um nível de potência sonora de aproximadamente 49 dB(A)/m a 20 km/h, o eTruck é apenas 1 dB 'mais ruidoso' do que o automóvel de passageiros com 48 dB(A)/m."

Dr. Christoph Jeßberger, Gerente de Estratégia de Produtos da MAN, também faz uma avaliação positiva: "Com o MAN eTruck, queremos contribuir positivamente para as pessoas e a natureza. Fazemos isso principalmente com a liberdade local de emissões, mas também com a redução de ruído claramente perceptível. As medições mostram: Os nossos novos MAN eTrucks também podem ser usados fora das horas de pico, ou seja, no final da noite ou no início da manhã. Isso significa que eles abrem um leque muito amplo de utilizações e um alto grau de flexibilidade para os nossos clientes. Isso significa uso até 24 horas por dia, 7 dias por semana - desde que o enquadramento legal esteja em vigor."

A importância desses esforços é demonstrada pelos requisitos de isolamento de ruído em muitos procedimentos de aprovação. A Holanda, por exemplo, desenvolveu o padrão de proteção contra ruído PIEK. Para obter a certificação - por exemplo, para entregas noturnas - os camiões e os equipamentos de transporte são testados acusticamente. Eles não devem exceder os limites de decibéis prescritos a uma distância de 7,5 metros. Na Alemanha, as imissões de ruído são avaliadas de acordo com a TA Lärm (Instruções Técnicas sobre Proteção contra Ruído).

"No momento, não há uma visão geral do mercado ou informações padronizadas sobre emissões de ruído de veículos comerciais com sistemas de propulsão alternativos utilizados na logística na Alemanha", explica Daniela Kirsch, gestora de projeto do Fraunhofer IML, explicando o problema na Alemanha. "Por isso, precisamos de uma solução como o certificado PIEK que as empresas possam usar para orientação."

Falta de valores de orientação para licenças Obter novas licenças para entregas à noite ou fora das horas de pico ainda é frequentemente difícil hoje em dia, porque falta valores que as autoridades possam usar para orientação. "Ao produzirmos um manual sobre emissões de ruído de camiões com sistemas de propulsão alternativos durante entregas em áreas urbanas, pretendemos facilitar o trabalho das autarquias e das autoridades de licenciamento. Descobrimos que eles carecem de dados e valores medidos se tiverem que decidir, por exemplo, sobre entregas noturnas em áreas urbanas", diz Kirsch. O estudo do Fraunhofer sobre logística de baixo ruído visa mudar isso.

Configuração do estudo e métodos de medição

O estudo deverá ser publicado no início de 2024. Os dados para o estudo foram recolhidos, entre outras coisas, durante uma série de medições na pista de testes da MAN em Munique. Especialistas enviaram o MAN eTruck e um MAN TGX 18.510 convencional com motor diesel da mesma classe de peso para a pista e mediram os seus níveis de ruído. Os camiões em questão eram camiões reboque com um peso total de 40 toneladas. Colaboradores do centro de medição acreditado Peutz Consult GmbH realizaram as medições em nome do Fraunhofer IML. Eles instalaram medidores de nível sonoro calibrados nas mãos direita e esquerda da via, cada um a uma distância de 7,5 m.

Foram simulados vários cenários na pista de testes da MAN e as suas imissões de ruído foram medidas: em primeiro lugar, condução a 20 km/h com o sistema de aviso acústico AVAS ligado - isso envolve ruídos de condução artificiais porque o ruído de rolamento dos pneus só pode ser ouvido claramente acima de uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Outras medições foram feitas a 30 km/h e durante a marcha-atrás com o sistema de aviso de marcha-atrás ligado e desligado. Além disso, foram recolhidos dados sobre a abordagem acelerada. Cada medição foi realizada pelo menos dez vezes.

Mais Info

Link da fonte

Links Interessantes:
Anuncia Bicicletas e outro tipo de produtos de Ciclismo no BikeMarket.pt
Tens um Jogo ou Consola para vender? Anuncia em GameMarket.pt
Compra Óculos, Jerseys, Calções, Casacos, Coletes de Ciclismo (e também artigos para Fitness, Neve e Lifestyle) aos melhores preços online! Basta usar o código de desconto BIKETODAY em todas as tuas compras na loja online Siroko em https://srko.co/biketoday
Gostarias de ter o teu Link aqui e visível em todos os Anúncios? Contacta-nos
Top