Pesquisa avançada

Mercedes-Benz Traça Plano Estratégico Para Crescimento Sustentável e Lucrativo

Mercedes-Benz Traça Plano Estratégico Para Crescimento Sustentável e Lucrativo

O Grupo Mercedes-Benz (símbolo de cotação: MBG) apresentou os resultados financeiros sólidos de 2024 e revelou um plano estratégico de melhorias de produto e desempenho, com foco no fortalecimento da resiliência da empresa.

“O Grupo Mercedes-Benz obteve bons resultados num ambiente muito desafiante, graças a uma gama excecional de produtos e a uma rigorosa disciplina de custos. Para assegurar a competitividade futura da empresa num mundo cada vez mais incerto, estamos a adotar medidas para tornar a empresa mais ágil, mais rápida e mais forte, ao mesmo tempo que nos preparamos para um intenso programa de lançamentos de novos veículos, começando pelo totalmente renovado CLA”, afirmou Ola Kaellenius, CEO do Grupo Mercedes-Benz.

O programa de lançamentos da marca começa em 2025 com o CLA, seguido por uma grande atualização da S-Class em 2026, novos modelos totalmente elétricos GLC e C-Class, além de uma série de lançamentos de veículos BEV (Battery Electric Vehicle) e híbridos de alta tecnologia da linha Mercedes-AMG. A empresa prevê que as vendas comecem a ganhar tração após o lançamento de dezenas de novos modelos ou modelos atualizados até 2027.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a competitividade e a resiliência, a Mercedes-Benz iniciou um abrangente programa de melhorias de desempenho, denominado Next Level Performance. Por meio de um conjunto de iniciativas, o grupo pretende explorar ao máximo o potencial de crescimento através do canal de vendas diretas, elevar a experiência do cliente a um novo patamar e aumentar a qualidade das receitas. Adicionalmente, a empresa tomará medidas para tornar a sua produção global mais eficiente e flexível. A Mercedes-Benz planeia reduzir os custos de produção em 10% até 2027, com foco na colaboração com fornecedores para redução dos custos de materiais e na continuação da redução de custos fixos até 2027, baseando-se no progresso significativo alcançado nos últimos quatro anos.

Tecnologia e design

A marca passará a utilizar uma linguagem de design coerente em toda a sua gama de produtos. Modelos BEV e híbridos de alta tecnologia irão aproveitar os seus pontos fortes, sem comprometer o espaço, a elegância, o conforto ou a eficiência. Graças a uma inteligente modularização, a Mercedes-Benz oferecerá uma tecnologia unificada em infotainment e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), garantindo uma experiência de cliente consistente, além de uma habitabilidade de excelência e proporções perfeitas, mantendo um controlo rigoroso sobre os custos e a flexibilidade da produção, o que permitirá à empresa personalizar os produtos para mercados específicos, como a China.

Resultados de 2024

O lucro antes de impostos (EBIT) do Grupo foi de 13,6 mil milhões de euros (em 2023: 19,7 mil milhões de euros). As receitas do grupo foram de 145,6 mil milhões de euros (em 2023: 152,4 mil milhões de euros). O fluxo de caixa livre do negócio industrial foi de 9,2 mil milhões de euros (em 2023: 11,3 mil milhões de euros), principalmente devido a uma elevada taxa de conversão de caixa nos segmentos de Automóveis e Vans. A liquidez líquida do negócio industrial foi de 31,4 mil milhões de euros (fim de 2023: 31,1 mil milhões de euros), mantendo-se em níveis semelhantes ao ano anterior, refletindo uma forte geração de caixa, apesar de um desembolso superior a 10 mil milhões de euros em dividendos e recompra de ações em 2024.

O EBIT ajustado da Mercedes-Benz Cars caiu para 8,7 mil milhões de euros (em 2023: 14,3 mil milhões de euros) devido a menores volumes de vendas, especialmente na China, a preços negativos e a uma mistura desfavorável de modelos. O retorno sobre as vendas (RoS) ajustado em 2024 foi de 8,1% (em 2023: 12,6%). Os custos com Pesquisa e Desenvolvimento mantiveram-se elevados devido a investimentos em novas plataformas e tecnologias, particularmente no MB.OS. O EBIT ajustado da Mercedes-Benz Vans foi de 2,8 mil milhões de euros (em 2023: 3,1 mil milhões de euros), com o RoS ajustado quase igual ao do ano anterior, fixando-se em 14,6% (em 2023: 15,1%).

A Mercedes-Benz Mobility manteve-se como um forte parceiro para as divisões de Automóveis e Vans, com um portfólio total de 138,1 mil milhões de euros em 2024 (em 2023: 135,0 mil milhões de euros). No entanto, o novo negócio declinou para 59,5 mil milhões de euros (em 2023: 62,0 mil milhões de euros), e o EBIT ajustado foi de 1,1 mil milhões de euros (em 2023: 1,7 mil milhões de euros), impactado principalmente pela redução da margem de juros devido à evolução das taxas de juros e ao aumento da concorrência no setor de serviços financeiros, especialmente na China. O retorno ajustado sobre o capital (RoE) foi de 8,7% (em 2023: 12,3%).

Mais Info

Link da fonte

Links Interessantes:
Anuncia Bicicletas e outro tipo de produtos de Ciclismo no BikeMarket.pt
Tens um Jogo ou Consola para vender? Anuncia em GameMarket.pt
Compra Óculos, Jerseys, Calções, Casacos, Coletes de Ciclismo (e também artigos para Fitness, Neve e Lifestyle) aos melhores preços online! Basta usar o código de desconto BIKETODAY em todas as tuas compras na loja online Siroko em https://srko.co/biketoday
Gostarias de ter o teu Link aqui e visível em todos os Anúncios? Contacta-nos
Top