Pesquisa avançada

O primeiro Campeonato Mundial de Snow Bike da UCI acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro em Châtel

O primeiro Campeonato Mundial de Snow Bike da UCI acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro em Châtel

UCI (França) - Comunicado de Imprensa: A primeira edição do Campeonato Mundial de Snow Bike da UCI terá lugar no resort francês de Châtel, na Alta Saboia, nos dias 10 e 11 de fevereiro.

Dois formatos de competição na neve, diretamente inspirados no esqui alpino, estão programados para esta edição inaugural do evento: super-G e slalom paralelo.

As corridas de Super-G descerão pela pista Aity e depois pelo Stade Linga (total de 1.957 metros de comprimento com um desnível vertical de 600 metros). A distância entre os portões será de pelo menos 25 metros, como no esqui alpino. Os pilotos iniciarão um por vez, com um intervalo mínimo de 40 segundos, para uma única corrida.

O slalom paralelo (comparável ao slalom paralelo no snowboard e esqui alpino) ocorrerá na pista Linga, que tem 510 metros de comprimento com um desnível vertical de 155 metros (cerca de 30 segundos de descida). A competição será composta por uma série de corridas de eliminação, nas quais dois pilotos competirão lado a lado em dois cursos de slalom paralelo. Eles competirão entre si em duas baterias, trocando de pista para a segunda bateria. O piloto com o tempo combinado mais rápido avança para a próxima rodada da competição, até a final.

Títulos de Campeão Mundial da UCI serão concedidos em ambas as especialidades, nas categorias Feminina e Masculina.

Os primeiros Campeonatos Mundiais de Snow Bike da UCI ocorrerão de 10 a 11 de fevereiro em Châtel.

A UCI recomenda que os participantes compitam com bicicletas de montanha downhill, embora isso não seja obrigatório. A mesma bicicleta deve ser usada para ambos os formatos de competição. O uso de pneus com pregos será regulamentado de acordo com a condição da pista.

As corridas estão abertas a todos os detentores de licenças das Federações Nacionais afiliadas à UCI com 17 anos ou mais.

Cada país pode inscrever no máximo 15 pilotos por gênero. A lista de inscritos será publicada no site da UCI em 1º de fevereiro às 14:00 CET. As ordens de partida serão publicadas posteriormente.

Embaixador dos Campeonatos Mundiais de Snow Bike da UCI de 2024, medalhista múltiplo do mundo da UCI nas décadas de 1990 e início dos anos 2000 (downhill, slalom paralelo e four-cross) e Campeão Mundial Júnior de downhill da UCI em 1995, Cédric Gracia disse: “Vamos ver algo totalmente novo no mundo do ciclismo. É sobre técnica, análise da neve, reflexão e estratégia. Vai ser incrível!”

Ele prevê que atletas tecnicamente fortes terão a maior chance de se tornarem os primeiros Campeões Mundiais da UCI para snow bike, seja downhillers, especialistas em enduro ou atletas que migram de outros esportes downhill como o esqui: “Mas eles também precisariam de uma base de ciclismo muito forte,” adverte Gracia, que também estará na partida.

O Campeão Francês de Snow Bike Pierre Thévenard, que mora em Châtel, mal pode esperar para fazer parte dos Campeonatos Mundiais de Snow Bike da UCI que ocorrerão em sua cidade: “Este evento vai elevar o perfil do snow bike e construir sua reputação graças à camisola de Campeão Mundial da UCI. A competição será acirrada. O vencedor do Super-G não necessariamente vencerá o slalom paralelo, que é um pouco mais lento, mas realmente técnico. Correr em duplas pode ser desestabilizador, com pressão até o fim. Para os espectadores, será um verdadeiro espetáculo.”

Cronograma das corridas dos Campeonatos Mundiais de Snow Bike da UCI de 2024:

  • Sábado, 10 de fevereiro: Super-G Feminino e Super-G Masculino (a partir das 10h30 CET)
  • Domingo, 11 de fevereiro: slalom paralelo (a partir das 9h00 CET).

Para mais informações, consulte o Guia Técnico dos Campeonatos Mundiais de Snow Bike da UCI de 2024.

Mais Info

Link da fonte

Links Interessantes:
Anuncia Bicicletas e outro tipo de produtos de Ciclismo no BikeMarket.pt
Tens um Jogo ou Consola para vender? Anuncia em GameMarket.pt
Compra Óculos, Jerseys, Calções, Casacos, Coletes de Ciclismo (e também artigos para Fitness, Neve e Lifestyle) aos melhores preços online! Basta usar o código de desconto BIKETODAY em todas as tuas compras na loja online Siroko em https://srko.co/biketoday
Gostarias de ter o teu Link aqui e visível em todos os Anúncios? Contacta-nos
Top