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Tecnologia e-Skyactiv R-EV da Mazda Distinguida no Japão

Tecnologia e-Skyactiv R-EV da Mazda Distinguida no Japão

Press Release: Tecnologia e-Skyactiv R-EV da Mazda distinguida com galardão especial no âmbito do ‘Carro do Ano 2024-2025’ no Japão. A tecnologia e-Skyactiv R-EV que equipa o Mazda MX-30 voltou a estar em destaque no Japão, desta feita no âmbito da iniciativa ‘Carro do Ano 2024-2025’, tendo recebido o galardão especial que, anualmente, é atribuído pelo seu Comité Executivo. Foi a segunda vez que a Mazda garantiu o “Japan Car of the Year Executive Committee Special Award”, referente à edição 2024-2025, 13 anos depois de semelhante distinção ter sido direcionada ao motor 1.3 Skyactiv do Mazda Demio[1], na edição 2011-2012 desta que é uma das mais importantes iniciativas da indústria automóvel japonesa.

“O motor rotativo é uma tecnologia única da Mazda, tendo sido a primeira no mundo a ser utilizada na prática com sucesso. Este activo tecnológico japonês único parecia ter sido colocado em espera devido a preocupações ambientais, mas viu-se agora reconhecido por ter sido reactivado sob a forma de uma nova unidade de potência utilizada como gerador, denominado e-Skyactiv R-EV, abrindo caminho para a sua evolução no futuro”, refere uma nota da organização.

Ichiro Hirose, Diretor Executivo e CTO da Mazda Motor Corporation, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por o e-Skyactiv R-EV ter recebido este ‘Prémio Especial’ do Comité Executivo. Gostaríamos de expressar a nossa gratidão a todos os fãs da Mazda, parceiros comerciais, meios de comunicação e demais pessoas pelo seu apoio. Partilhamos a alegria de receber este prémio com os nossos colaboradores que trabalham incansavelmente todos os dias no seu desenvolvimento, sendo que continuaremos a trabalhar arduamente para desenvolver motores rotativos que estejam em linha com os tempos.”

Trata-se, também, do segundo importante galardão atribuído no Japão, no espaço de um mês, à inovadora tecnologia e-Skyactiv R-EV, depois de em Novembro a mesma ter sido distinguida com o troféu “2024-2025 Japan Automotive Hall of Fame Car Technology of the Year”, reconhecimento que a Mazda teve pela quinta vez na sua história.

A tecnologia e-Skyactiv R-EV em resumo

Uma das variantes que sublinha a Abordagem Multi-Soluções da marca de Hiroshima e empregue no Mazda MX-30, um SUV de características ímpares, a tecnologia e-Skyactiv R-EV traduz-se num sistema híbrido plug-in de série, em que se combina um motor rotativo, de 830 cc de cilindrada[2], com um motor 100% eléctrico e-Skyactiv EV (o mesmo do Mazda MX-30 EV), numa potência conjunta de 125 kW / 170 cv. Único no mundo de produção em série, o motor rotativo actua aqui exclusivamente como gerador de energia, alimentando o pack de baterias de 17,8 kW, ou seja, sem ter qualquer ligação mecânica directa com as rodas.

Esta combinação mecânica garante conduções suaves e potentes, que só um veículo com estas características pode proporcionar. Em modo EV, a autonomia atinge os 85 quilómetros; como PHEV, a autonomia total flexível pode superar os 600 quilómetros. A sua compatibilidade com diferentes tipos de carregamento é outra das suas vantagens, com o processo AC trifásico a completar-se em cerca de 50 minutos e o rápido DC a poder ser concluído em cerca de 25 minutos.

Aproveitando os 50 litros presentes no depósito de combustível, o bloco e-Skyactiv R-EV gera apenas 21 g/km de emissões de CO2 (valores WLTP)[3], no que é um desempenho ambiental líder na sua classe.

A Mazda pretende continuar a desenvolver o prazer de condução com base nos seus valores centrados nas pessoas, criando experiências de mobilidade emocionantes no quotidiano dos clientes e proporcionando alegria de viver, sob o lema “joy of living”.

[1] Na Europa o modelo Mazda Demio é comercializado como Mazda2.

[2] O volume da câmara de 830 cc necessita ser duplicado, segundo o Regulamento (EU) 2017/1151. Fiscalmente o modelo tem uma cilindrada de 1.660 cc.

[3] Distância de condução em modo EV (autonomia EV equivalente; homologação WLTP na Europa; 107 km na homologação japonesa). Valores alcançados sob condições de teste especificas e que podem variar consoante as condições reais de condução. Além disso, quando o condutor pretende acelerar rapidamente e carrega no pedal do acelerador mais fundo do que um determinado ponto (equivalente à função do interrutor de kickdown num veículo de transmissão automática típico), o sistema gerador de energia pode funcionar para gerar eletricidade para se obter a potência necessária.

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