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Regras de Prioridade em Rotundas: O Guia Definitivo e os Erros Comuns

Regras de Prioridade em Rotundas: O Guia Definitivo e os Erros Comuns

As rotundas (ou "rótulas") são elementos essenciais da gestão de tráfego, criadas para otimizar o fluxo e aumentar a segurança nas intersecções. No entanto, o seu uso indevido é uma das principais fontes de confusão e acidentes em Portugal. É crucial dominar o Código da Estrada relativo a estes cruzamentos, não só para evitar multas, mas para garantir uma circulação fluida e segura para todos.


1. A Regra Fundamental de Prioridade

Ao contrário do que acontece em cruzamentos comuns, onde a regra da direita se aplica por defeito, nas rotundas a prioridade é clara e inegociável, salvo sinalização em contrário (como semáforos).

1.1. Quem Tem Prioridade?

Tem prioridade o veículo que já se encontra a circular na rotunda. Os veículos que pretendem entrar na rotunda devem ceder passagem a quem já está a circular nela.

É importante notar que esta regra se aplica a todas as vias de trânsito dentro da rotunda. No entanto, é no uso das vias interiores que reside a maior complexidade.


2. O Posicionamento Correto nas Vias da Rotunda

O Código da Estrada define que a escolha da via dentro da rotunda depende da saída que o condutor pretende tomar. A regra geral é aproximar-se da via de saída à medida que se avança.

2.1. Como Usar Cada Via

  1. Via da Direita (Mais Exterior): Deve ser usada por condutores que pretendem sair na **primeira saída** (ou na segunda, se a primeira for imediatamente adjacente à entrada, mas, de forma geral, para saídas imediatas).
  2. Via Central (ou Interior): Deve ser usada por condutores que pretendem sair numa das saídas seguintes (ou seja, se pretendem efetuar a **segunda ou terceira saída**).
  3. Via da Esquerda (Mais Interior): Deve ser usada por condutores que pretendem inverter o sentido de marcha ou sair numa saída mais distante após dar a volta completa à rotunda.

O princípio chave é: **utilizar a via mais à direita que seja segura e eficaz para a sua saída**. Ninguém deve circular na via da direita se não for para sair imediatamente.

 


3. A Sinalização: Uso Correto dos Indicadores de Mudança de Direção (Piscas)

A utilização correta dos "piscas" é vital para a comunicação e segurança. A falha na sinalização é uma das maiores causas de acidentes e stress nas rotundas.

3.1. Três Momentos Cruciais para o Uso do Pisca

  1. Entrada na Rotunda: O pisca à **direita** deve ser usado se a intenção for sair na primeira saída. Se for para continuar em frente, à esquerda, ou inverter o sentido, o pisca **não deve** ser usado na entrada.
  2. Circulação (Dentro da Rotunda):
    • Ao mudar da via exterior para a interior, utilize o pisca à **esquerda**.
    • Ao mudar da via interior para a exterior, utilize o pisca à **direita**.
  3. Saída da Rotunda (Obrigatório): Quando se aproxima da saída que pretende tomar, e tendo mudado para a via da direita, deve-se sempre ligar o pisca à **direita** para indicar que irá abandonar a rotunda. A sinalização deve ser mantida até à conclusão da manobra.

4. O "Corte" Ilegal e Outros Erros Comuns

O erro mais frequente, e que é passível de coima, é o chamado **"corte" da rotunda**.

4.1. O Erro Mais Comum: Circular Mal Posicionado

Consiste em entrar na rotunda pela via da direita e nela permanecer para tomar a segunda, terceira ou quarta saída. Esta prática é ilegal porque:

  • Impede que os condutores que circulam nas vias interiores mudem para a via da direita para sair.
  • Viola a regra de que o condutor deve utilizar a via mais à direita **apenas** para a saída imediata.
  • Cria um risco de colisão lateral no momento em que um condutor da via central tenta sair e o condutor da via da direita "corta" o seu trajeto.

A coima para o uso incorreto das vias em rotunda pode variar entre os 60€ e os 300€, sendo considerada uma contraordenação grave.


Conclusão: Respeitar a Regra, Ganhar Segurança

Dominar a circulação em rotundas é um sinal de maturidade na condução. O princípio é simples: se vai sair nas primeiras saídas, mantenha-se à direita; se vai continuar, vá para a via interior e mude para a direita **antecipadamente** para poder sair. Comunicação (piscas) e antecipação são as chaves para evitar conflitos e garantir que a rotunda cumpre a sua função de facilitador de tráfego.

 


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